Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Cáceres terá núcleo regional da Unemat/Unitrabalho
Cáceres terá núcleo regional da Unemat/Unitrabalho
17/11/2006 14:40:24
por Coordenadoria de Comunicação Social

Cáceres será o 5º campus da Universidade do Estado de Mato Grosso a sediar um núcleo local da Unemat/Unitrabalho. A implantação e institucionalização foi discutida ontem (16.11) à tarde com representantes de pró-reitorias, da Unitrabalho, professores e acadêmicos, no auditório da Faculdade de Direito em Cáceres.

A reunião foi um momento para apresentar o Programa Institucional de Educação e Sócio-Economia Solidária (PIESEES), a estruturação da rede Unitrabalho, principais atividades, funcionamento e, ainda, para identificar os profissionais interessados em desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à Unitrabalho.

Atualmente, Cáceres abriga a sede da Unitrabalho na região Centro-Oeste, entretanto não tem um núcleo local constituído. Este é o espaço institucionalizado que congrega pesquisadores, docentes, servidores e discentes, de diferentes formações e áreas de atuação, em atividades ligadas ao mundo do trabalho.

Alguns temas têm se colocado no centro das discussões na Unitrabalho, como economia solidária, agroecologia e educação popular (com a implantação de incubadoras). Entretanto, o núcleo local deve ser construído a partir do perfil dos profissionais envolvidos e das demandas regionais de Cáceres. Em conjunto, será possível definir projetos a serem desenvolvidos e, dessa forma, identificar grupos de pesquisas que podem ser registrados junto ao CNPq.

“A gente mostra as direções, não o caminho. A partir de um ponto comum poderemos fortalecer os grupos dentro da Universidade a avançarmos para a oferta de um mestrado na área”, disse o coordenador da Unitrabalho no Centro-Oeste, Laudemir Zart.

Na Unemat, os núcleos locais da Unitrabalho ficam vinculados a campi Universitários. Já foram implantados e estão consolidados em Tangará da Serra, Barra do Bugres, Sinop e Colider e estão em processo de formação em Alta Floresta e Nova Xavantina.

Por meio desses núcleos, está em desenvolvimento um curso de graduação em Agronomia com ênfase em Agroecologia e Economia Solidária, pós-graduação em Cooperativismo Solidário, incubadoras, além de projetos de iniciação científica, extensão, pesquisas e eventos acadêmicos.

As incubadoras de empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis (Incubeess) estão implantadas em cinco núcleos. Atuam na capacitação de coletivos que queiram se organizar para a formação de empreendimentos de auto-gestão democrática, como cooperativas, associações e outros grupos. “A qualificação do grupo respeita os saberes dos educandos, buscando a autonomia e legalização do empreendimento para inserção no mercado de trabalho. A produção é solidária para a comunidade e, ao mesmo tempo, competitiva para o mercado”, explica o coordenador do Projeto Incubeess, Clóvis Vailant.

Sobre a Unitrabalho:

Unitrabalho é uma rede que agrega 92 instituições de ensino superior de todo o Brasil buscando o desenvolvimento de projetos de estudo, pesquisa e capacitação voltados para a melhoria das condições de vida e trabalho. Foi criada em 1996 com o objetivo integrar universidades e trabalhadores para o desenvolvimento de projetos que subsidiem suas lutas por melhores condições de vida.

As ações articulam-se em torno de educação e formação profissional, incubadoras de empreendimentos de economia solidária, trabalho infanto-juvenil, discriminação no mundo do trabalho, reestruturação produtiva, saúde e trabalho, trabalhador rural e reforma agrária, desemprego e relações do trabalho.

O Núcleo Unemat-Unitrabalho é fruto de convênio firmado entre a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Funemat) e a Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho).

Para mais informações, acesse:

www.unemat.br/unitrabalho/

Danielle Tavares- Assecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada